quarta-feira, 8 de julho de 2009

Património Arquitectónico - PARTE I



Pra quem está envolvido no ambiente da faculdade (de arquitectura da UEM), o tema já deve estas desgastado (mas não tão bem explorado): O património arquitectónico da nossa cidade de Maputo.



Muitas vezes o conceito de património arquitéctónico fica reduzido à aqueles de interesse turístico imediatamente reconhecido: O edifício dos CFM na Praça dos Trabalhadores, A Casa de Ferro, A Catedral, o edifício sede do Conselho Municipal.


Nós os escassos estudiosos desse património temos feito muito pouco para ampliar este conceito e dar a conhecer ao mais leigos como reconhecê-lo e preservá-lo

Hoje podemos começar pelos primórdios da História (urbana) da nossa cidade: os primeiros edifícios.
Esta (foto acima) é a esquina da R. da Mesquita com a R. de Bagamoyo, Zona da Baixa.Parte dos principais valores arquitectónicos que tiramos destes edifícios é um uso das varandas, as palas de protecção solar (já reparam naquelas lajes dos prédios da 24 de Julho que nos protegem da chuva e sol), as curvas ou chanfrado da esquina dos edifícios. Mas se isto é muito óbvio ou fugaz, reparem no tratamento das colunas de ferro que suportam estas varandas.


Aos que prezam os valores de origem local, a foto embaixo: os edifícios da Baixa da Cidade de Maputo têm mais força por trazer ao meio urbano marcas da realidade rural (exemplo, varanda da palhota tradicional) ou por recordarem o passado colonial (como se os colonizadores tivessem trazido isto consigo)??


Perdoem-me os entendidos da matéria, só queria dar o passo!!!


Um comentário:

Basilio Muhate disse...

Tudo bem ? Estamos a tentar identificar os melhores blogues Moçambicanos em 2009. Deixa o teu comentário em http://mocambiqueonline.blogspot.com/2009/12/top-5-da-blogosfera-mocambicana-os.html Um abraço